quarta-feira, fevereiro 28News That Matters
Shadow

Equipe do SAMU é baleada ao realizar resgate de homem na zona Sul de Teresina

Um homem identificado como Cícero Pereira Lima Neto, 22 anos, foi baleado na noite deste sábado (15) no bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina. Após o caso, a vítima foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Minutos depois, criminosos que tentaram matar o homem efetuaram mais disparos de arma de fogo atingindo profissionais que realizavam o resgate do jovem ainda na rua. 

TV Antena 10 apurou que uma enfermeira e o condutor da ambulância foram baleados. A mulher foi encaminhada para um hospital particular e Cícero deu entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em estado grave. Ele usava uma tornozeleira eletrônica. 

A equipe estava colocando a vítima na prancha quando passou uma moto e os criminosos efetuaram cerca de quatro disparos na direção da equipe. O condutor da ambulância, identificado apenas como Anderson, teve fratura exposta e passou por cirurgia. Já a enfermeira, identificada como Laurimary Caminha, foi baleada na perna. 

Ainda não há informações sobre a motivação da tentativa de homicídio contra Cícero. A TV Antena 10 tentou, mas a equipe médica e a PM não quiseram comentar o caso. Os bandidos fugiram e ainda não foram localizados.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lamentou o ocorrido e informou que está prestando todo o socorro a enfermeira e ao condutor da ambulância. O órgão de saúde destacou que, após o caso, o carro foi dirigido pelo médico da equipe que levou as vítimas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

“A enfermeira foi transferida para um hospital. particular e está passando por avaliação médica. O motorista fez cirurgia no HUT e passa bem”, completou.

Coren se manifesta 

Em nota, divulgada nas redes sociais, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí lamentou o caso envolvendo a enfermeira baleada durante o exercício da profissão.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.

Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.

Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.

Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da pop
ulação assistida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: