quarta-feira, fevereiro 28News That Matters
Shadow

Prefeitura instala 21 novas luminárias e amplia iluminação no mercado do Jacinta Andrade

Incentivar a prática de esportes e melhorar a estrutura dos espaços de convivência e de serviços da cidade é um dos grandes objetivos da Prefeitura de Teresina. Por isso, o prefeito Dr. Pessoa tem investido na ampliação da iluminação pública de quadras, parques, academias populares, mercados, ruas e avenidas em todas as zonas da capital.

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está instalando 21 novas luminárias LED no entorno do Mercado Público do Jacinta Andrade, na zona Norte, contemplando também a academia popular instalada no local.

O diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira,  considera que uma iluminação pública de qualidade contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, permitindo que as áreas públicas sejam utilizadas por mais tempo, tanto para atividades recreativas como para fins comerciais.

“A iluminação pública desempenha um papel crucial na segurança, mobilidade, acessibilidade, qualidade de vida, orientação e estética das áreas urbanas. Ela proporciona um ambiente mais seguro e agradável para os cidadãos, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar. Por tudo isso, não podemos deixar de investir em melhorias na área. Temos avançado muito nessa gestão. Teresina era uma cidade com uma iluminação precária e hoje temos uma cidade bem iluminada”, destaca o diretor-executivo.

Segundo o presidente da ETURB, João Duarte, dados da Secretaria de Segurança do Piauí indicam que o índice de criminalidade na capital caiu em 38% após os investimentos em iluminação. “Espaços públicos da cidade, como praças e parques, se tornaram mais frequentados. A boa iluminação está desestimulando a investida dos criminosos e estimulando atividades ao ar livre”, comemora o gestor.

Ranking nacional

No início deste ano, Teresina foi eleita uma das quatro cidades do Brasil com melhor desempenho na modernização da iluminação pública, sendo destaque nacional no Fórum da Associação das Concessionárias de Iluminação Pública, em São Paulo (SP).

O trabalho de modernização – substituição de luminárias antigas por lâmpadas de LED – foi realizado em 20 meses, gerando redução de 72% no gasto mensal com iluminação dos espaços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: