quarta-feira, fevereiro 28News That Matters
Shadow

“Polo Cerâmico é resultado da modificação de vidas”, diz presidente nacional do Sebrae

presidente nacional do Sebrae, Decio Lima, esteve na manhã desta sexta-feira (15) visitando o Polo Cerâmico no bairro Poti Velho, em Teresina. O objetivo da visita era para conhecer as potencialidades locais e discutir desafios e estratégias para o fomento ao empreendedorismo e geração de emprego e renda. Durante a visita, Décio Lima afirmou que o Polo Cerâmico do Poti é o resultado da modificação de vidas.

“Aqui há o espírito da criatividade, há a determinação de pessoas que foram resilientes e o Sebrae tem muito orgulho de ter sido parceiro para poder impulsionar o espírito empreendedor, dar gestão para garantir o ambiente de negócio e dar a esta rica atividade do artesanato as condições de gestão dentro do mercado de trabalho”

Décio LimaPresidente nacional do Sebrae

A parceria do Sebrae com os artesãos do Polo Cerâmico do Poti Velho já tem mais de duas décadas. Em 1998, quando foi criada a primeira entidade coletiva de artesãos, as equipes do Sebrae ofereceram aos trabalhadores um curso de associativismo e ajudou na criação da associação dos artesãos para investir na capacitação.

Artesã no Polo Cerâmico há mais de 20 anos, Raimunda Teixeira, que hoje é presidente da Cooperarte Poti, lembra que foi com a ajuda do Sebrae artesão conseguiram evoluir da arte meramente utilitária para a arte decorativa. “Quando começamos só fazíamos jarros, potes e filtros sem muito acabamento. Hoje produzimos, além da linha utilitária, uma linha decorativa para ampliar ainda mais nosso lugar no mercado. Tivemos cursos de capacitação ao longo de todos estes anos para podermos lidar não só com a parte produtiva e criativa, mas também com a gestão do nosso negócio”, diz Raimunda.

Hoje já são mais de 280 cooperados que trabalham com arte em cerâmica ampliando a produção e fortalecendo a participação do Piauí no cenário do empreendedorismo nacional e internacional. Este trabalho é resultado da dinamização do negócio e do incentivo à capacitação dos artesãos. É isso o que pontua o diretor-técnico da Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

“Hoje o gargalo é o mercado. Temos que ampliar a produção e apresentar a relevância do trabalho que fazemos aqui para a comunidade, além de discutir novas perspectivas. O artesanato piauiense tem destaque nacional e internacional, capacidade de produção e design agregado e é uma referência turística do Piauí. Queremos fomentar ainda mais estas potencialidades”, destacou Delano Rocha.

Presente na visita de Decio Lima ao Polo Cerâmico, o superintendente do Sebrae no Piauí, César Filho, disse esperar que a parceria seja ainda mais longeva e que espera que, com a vinda do presidente nacional, novos projetos exitosos possam vir a ser executados.

“Os artesãos piauienses sempre foram grandes amigos do Sebrae e nós nos fizemos sempre presentes com força aqui no Polo Cerâmico. Temos um projeto consolidado e esperamos que, mais para frente, tenhamos novas frentes de atuação sempre com foco no fomento ao empreendedorismo”, finalizou César Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: