quarta-feira, fevereiro 28News That Matters
Shadow

Cirurgias ortopédicas no HUT crescem 8% nos primeiros cinco meses de 2023

Referência no atendimento de traumas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade SUS vinculada à Fundação Municipal de Teresina (FMS), registrou um total de 4.021 cirurgias ortopédicas de janeiro a maio deste ano, em comparação com 3.722 no mesmo período do ano anterior. Isso representa um aumento de 8%, sendo que essa especialidade corresponde a 62% de todas as operações realizadas no hospital em 2023.

A grande maioria das cirurgias ortopédicas é decorrente de fraturas ocasionadas por acidentes de trânsito, com mais de 80% dos casos envolvendo motocicletas. Além disso, quedas do mesmo nível, especialmente entre idosos, também contribuem significativamente para essas intervenções cirúrgicas.

Os dados da Unidade de Estatística mostram ainda que 51% das cirurgias realizadas no HUT são traumas de emergência que requerem intervenções de forma imediata e 49% são urgências, onde o atendimento é rápido e a cirurgia acontece em um curto prazo. 

“As cirurgias ortopédicas no HUT aumentam a cada ano para atender a demanda da saúde pública, cerca de 27% dessas intervenções necessitam de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), o que apresenta um maior custo para a rede de saúde”, afirmou o médico Ítalo Costa, diretor técnico do HUT.

“Fomos melhorando nossa forma de trabalhar, com a criação do serviço de trauma avançado que conta com leitos de cuidados específicos, um novo modelo de pronto atendimento preconizado pelo SUS e um suporte integrado com tecnologia para diagnósticos, agilizando o processo de cirurgias. A demanda é grande, pois o número de acidentes não para de crescer, mesmo assim conseguimos aumentar o número de procedimentos”, acrescentou o diretor geral, médico Anderson Dantas.  

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado. Atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Serviço de Ortopedia do hospital é formado por 36 ortopedistas realizando uma média de 27 cirurgias por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: