quarta-feira, fevereiro 28News That Matters
Shadow

CCJ aprova projeto que cria comissão para combater desmatamento ilegal no Piauí

A Comissão de Legislação e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta terça-feira (04) que cria a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal no Piauí. Também foi aprovada uma outra matéria que institui a Política Estadual de Combate à Desertificação e que recuperará áreas degradadas no estado. 

Um dos propostas mais importantes do PL 40/2023 é a criação de uma comissâo estadual, no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a quem competirá a formulação de políticas, estratégias e a elaboração anual do Programa de Ação para prevenção e Combate ao Desmatamento llegal.

A comissão será composta pelos seguintes membros: 

  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh);
  • lnstituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio lmobiliário do Estado do Piauí (Interpi);
  • Polícia Militar do Estado do Piauí;
  • Polícia Civil do Estado do Piauí;
  • Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí;
  • Secretaria de Estado do planejamento (Seplan).

Para o secretário de Governo, Marcelo Noleto, a matéria é importante, pois estabelece princípios, diretrizes e objetivos que nortearão os planos de ação do Governo do Estado a serem executados, bem como elenca instrumentos para a prevençâo e combate ao desmatamento ilegal. 

“É um cuidado com a preservação dos biomas, que o que nos faz protagonistas da transição energética que o mundo vai passar. Isso passa pela preservação dos biomas, traz segurança para esses investimentos. É um demonstrativo que o estado tem com a preservação desse espaço ambiental”, disse. 

Agora, as matérias vai para a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: