quinta-feira, janeiro 20O Piauí se conecta aqui!

Salipi inicia hoje com livro sobre felinos e show da banda Validuaté; confira programação

Com uma intensa programação, inicia hoje, 13, mais um Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento acontece até domingo, 19 de dezembro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI. A abertura oficial será às 18h, e na sequência acontece o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Os gatos quando os dias passam”, do piauiense Thiago E. Logo mais, às 21h, a banda Validuaté faz show no Palco Marcos Peixoto (montado no estacionamento do Espaço Rosa dos Ventos).

A edição deste ano será dupla e homenageará os escritores piauienses Graça Vilhena e Climério Ferreira e é organizado pela Fundação Quixote e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Para Thiago E., que lança seu livro hoje, o Salão do Livro é um lugar de aprendizado.

“São quase 20 anos de Salão do Livro do Piauí. Eu não saberia medir quantas alegrias e ensinamentos o SaLiPi já me proporcionou. É um acontecimento importantíssimo pra cultura piauiense. Faz parte da minha história. Já participei do SaLiPi como estudante adolescente, como músico adulto tocando com a banda Validuaté, como voluntário mediando lançamentos de livros no Bate-Papo Literário etc”, afirma ele. “Eu cresci com o Salão. Lançar livro novo, nesse evento que tanto me deu, é um prazer indescritível. Agradeço demais às amigas e amigos que, bravamente, produzem o SaLiPi todo ano”, destacou o autor.

Sobre o livro, surgiu após Thiago adotar gatinhos que apareceram em sua porta, no bairro Pirajá.

“Em geral, ainda somos ideologicamente treinados pra odiar gatos. É um resquício da idade média, de quando a igreja católica violentou barbaramente outras religiões, matou gente e perseguiu esses adoráveis felinos, associando-os à bruxaria, ao satanismo. Mentiras podem viver séculos. Maus-tratos acontecem todo dia. Felizmente, muita coisa melhorou porque existem pessoas lutando pra não haver mais esses absurdos”, explica.

“O livro “os gatos quando os dias passam” surgiu da minha convivência de oito anos com essas gatas extraordinárias, observando a gataria nas ruas de Teresina e fotografando em vários bairros. Segundo o IBGE, existe pelo menos um bichano em 34,2% das residências do Piauí”, destaca ele.

Formato híbrido reduzido

Esse ano o Salipi adotou o formato híbrido por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, no momento da inscrição para palestras e seminários no site oficial do evento (www.salipi.com.br), o público poderá optar em participar dos espaços presencialmente ou de forma virtual.

Outra mudança esse ano será com relação aos livreiros. “Estamos em formato reduzido, com poucos livreiros participando esse ano”, explica Edilva Barbosa, uma das coordenadoras do Salipi. “É uma parte importante do evento porque os livreiros esperam para fazer negócios durante o Salipi, e para o público também, que busca livros mais baratos durante o Salão, já que sempre existe descontos e em contato com livros”, acrescenta a organizadora, lembrando que ainda se trata de um momento poético, que te faz viajar pelo mundo da leitura.

Confira a programação:

13 de dezembro
Seminário Língua Viva – 19h
Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Os gatos quando os dias passam”, de Thiago E.

Show Cultural – 21h às 22h
Banda Validuaté se apresenta no Estacionamento do Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


14 de dezembro
Seminário Língua Viva – 19h às 21h
Palestra “Acreditar é atrair – o que você precisa ter em mente para não sobrecarregar o coração” e sessão de autógrafos do livro “Depois é nunca” com Fabrício Carpinejar

Show Cultural – 21h
Teófilo e Banda

15 de dezembro
Estação Letras e Expressões – 17h às 18h30
Mesa “Uma obra (Permanentemente) em obras” com o poeta, artistas visual e escritor Ricardo Aleixo e o professor em Comunicação e Letras, Feliciano Bezerra

Seminário Língua Viva – 19h às 21h
Palestra “O teatro, a escrita e o silêncio: uma conversa sobre processos criativos” com Aline Bei

Show Cultural – 21h
Hugo dos Santos

16 de dezembro
Estação Letras e Expressões – 17h às 18h30
Palestra “Gênero Literário em Libras” com Ana Regina e Souza Campello

Seminário Língua Viva – 19h às 21h
Palestra “Formação do escritor brasileiro” com Socorro Acioli

17 de dezembro
Estação Letras e Expressões – 17h às 18h30
Palestra “Tudo o que aprendi com o amor” com Gustavo Lacombe

Seminário Língua Viva – 19h às 21h
Zeca Baleiro e Salgado Maranhão: Conversa com Música

Show Cultural – 21h
Cantor Zeca Baleiro se apresenta no Palco Marcos Peixoto

18 de dezembro
Estação Letras e Expressões – 17h às 18h30
“Memórias sobre o velho Graça e a atualidade de sua obra” com o escritor Ricardo Ramos Filho

Seminário de Língua Viva – 19h às 21h
“Semana de 22: antes do começo, depois do fim” com José de Nicola e Lucas de Nicola

Show Cultural – 21h
Show com Os The Pé Inchados

19 de dezembro
Estação Letras e Expressões – 17h às 18h30
“Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados” com as professoras de direito Maria Sueli Rodrigues e Lucineide Barros Medeiros, e a defensora pública Jeanete Fortes

Seminário de Língua Viva – 19h às 21h
“Uma conversa sobre Bom Dia, Verônica, e outras histórias” com Raphael Montes

Show Cultural – 21h
Encerramento com o Melhor de Três

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments