domingo, setembro 26O Piauí se conecta aqui!

Projeto da nova CIATEN será apresentado a Marcelo Castro e Margarete Coelho nesta segunda (13)

O projeto arquitetônico da nova sede do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) será apresentado na manhã desta segunda-feira (13), ao meio dia (12 h), aos parlamentares: senador Marcelo Castro e deputada Margarete Coelho. A solenidade acontecerá no prédio do Centro Ciências de Saúde (CCS) ao lado do HGV, na Avenida Frei Serafim 2280, futura sede do centro.


O CIATEN tem como finalidade aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciados (ATENs) no contexto do Estado do Piauí e em regiões similares. Na nova sede-prédio serão desenvolvidas tecnologias para geração de novos fármacos e dispositivos biotecnológicos; serão elaboradas políticas públicas baseadas em evidências científicas; haverá uma área para geração e difusão de conhecimentos científicos por meio ensino, pesquisa, extensão e treinamento de profissionais da administração pública e demais interessados, ou seja, as instalações do centro será uma ponte para o estabelecimento de parcerias, desenvolvimento tecnológico e conectar as pesquisas de enorme relevância social com formação de pesquisadores e profissionais.


Atualmente, o CIATEN tem recursos financeiros garantidos através de duas emendas parlamentares destinado para as devidas adequações na futura sede–Prédio. O recurso de R$ 1 milhão obtido através de uma emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. E R$ 300 mil de uma emenda parlamentar da deputada federal Margarete Coelho.


O evento reunirá representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), Equipe de Engenheiros do projeto, juntos aos parlamentares onde um dos objetivos é a arrecadação de novos recursos para garantir a continuidade e finalização das obras. Além disso, na oportunidade, a equipe de engenheiros do projeto arquitetônico do prédio apresentará as plantas elétricas e hidráulicas, bem como as adequações básicas necessárias para a instalação de equipamentos nos laboratórios do prédio.
O Ciaten – É uma entidade administrada pela organização social sem fins lucrativos Instituto de Doenças do Sertão (IDS) e é um Núcleo de Pesquisas oficial de uma fundação pública, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) em colaboração com Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments