domingo, outubro 17O Piauí se conecta aqui!

Piauí Conectado vai instalar laboratório de Telecomunicações na Uespi

Um dos mais potentes do mercado, o setor de telecomunicações deve avançar ainda mais no país, gerando novas oportunidades de trabalho. Com o surgimento de novos serviços e produtos nesta área, a procura por profissionais especializados é cada vez maior.

A PPP Piauí Conectado firmou parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para instalação de um moderno Complexo de Telecomunicações – CTEL, que irá funcionar dentro da Unidade Universitária Centro de Tecnologia e Urbanismo – CTU.

Além da infraestrutura e materiais das redes lógicas e elétricas, a Piauí Conectado doará ao laboratório diversos equipamentos e instrumentos que vão contribuir para a formação teórica/prática de alunos e ex-alunos do Curso de Engenharia Elétrica da Uespi.

Ao concluir os cursos oferecidos no CTEL, os profissionais de Engenharia Elétrica estarão totalmente capacitados para atuar no mercado de trabalho, nas áreas de planejamento, projeto, supervisão, implantação, operação e manutenção de Sistemas de Telecomunicações.

“A Piauí Conectado vai doar uma série de equipamentos e instrumentos necessários para que os laboratórios de GPON e de redes locais possam proporcionar condições para que os alunos apliquem na prática seus conhecimentos teóricos nas disciplinas que serão ministradas em convênio com a Uespi, por meio de programa que fornecerá 10 cursos de extensão na área de telecomunicação. Dessa forma, o CTEL irá contribuir bastante na capacitação e formação de profissionais na área de engenharia de telecomunicações para alunos e ex-alunos de graduação da Uespi, contemplando uma necessidade de mercado que o estado do Piauí possui”, explica o diretor de Projetos e Tecnologia da Globaltask, Antônio Cebalho.

Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o projeto está solidificando o compromisso de garantir o desenvolvimento econômico e social. “As PPPs atuam de várias formas com as políticas de inclusão social, capacitação profissional, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das pessoas através da geração e aplicação de conhecimento. As concessionárias buscam sempre estabelecer convênios com instituições de ensino para garantir que a população tenha acesso a cursos e qualificação, especialmente na área de tecnologia que tanto carece de mão de obra especializada”, destaca a gestora.

A Piauí Conectado também intermediou parcerias com as empresas Nexa, Cisco, ZTE e Furukawa, que irão fornecer equipamentos como switches, ONUs, OLTs e outros.

Para o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, a parceria é muito importante porque vai possibilitar aos estudantes a qualificação voltada para atender empresas que trabalham com tecnologia, internet e informação. “Além de preparar os estudantes, de poder garantir a eles, após a saída da universidade, a expectativa de serem contratados por grandes empresas, há o investimento em aparelhamento. Esse laboratório será todo equipado pela Piauí Conectado e teremos outras parcerias e investimentos que serão aplicados aqui por meio da Piauí Conectado. Estamos trabalhando com muita seriedade para que se melhorem as condições de ensino e aprendizagem. A Piauí Conectado traz essa meta para nós”, pontua.

Até o início de 2022, o laboratório estará em operação, promovendo oportunidades e contribuindo para a formação de novos profissionais na área de telecomunicações.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments