domingo, dezembro 5O Piauí se conecta aqui!

Piauí atinge mais de 50% da população com imunização completa contra a Covid-19

Painel de monitoramento da vacinação contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), aponta que o Piauí já ultrapassou os 50% da população com a imunização completa, ou seja, os piauienses já tomaram a primeira e segunda dose ou dose única dos imunizantes disponíveis contra o vírus. 

Os números são da última atualização do Vacinômetro desta segunda-feira (08), e mostram que 1.696.382 pessoas completaram o esquema vacinal, ou seja, 51,70% da população. O painel detalha ainda que ao todo foram aplicadas 4.161.945 doses em todo o estado e que 2,46% das pessoas já receberam a dose de reforço. 

Primeira dose no Piauí

A Sesapi também anunciou nessa última sexta-feira (05), que o Piauí atingiu 100% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Sesapi, 2.329.446 pessoas no estado receberam a 1ª dose.

Já em relação a 2ª dose ou dose única, a Sesapi informou que o percentual de aplicação no Piauí já chega a 70%, totalizando 1.533.868 pessoas acima de 18 anos.

Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os cálculos do Ministério da Saúde nos estados são feitos a partir do número de pessoas aptas a serem vacinadas. No caso, a população acima de 18 anos, como estava inicialmente previsto. Como a vacinação dos adolescentes foi incluído depois no PNI, ainda não consta nessa estatística.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, é importante que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem. “Pedimos à população que conclua seu esquema vacinal porque só assim vamos todos ficar protegidos da doença e conseguir controlar a pandemia no estado,”, diz.

As vacinas utilizadas no Piauí são a CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson. Até agora, o Ministério da Saúde entregou 4.934.910 imunizantes ao estado. Outras 200 mil doses foram adquiridas pelo Governo do Piauí.

A Sesapi informa ainda que no SI- PNI, o cálculo é feito em cima da população vacinável acima de 18 anos. Já no vacinômetro, o cálculo é feito em cima da população geral do estado, por isso, existe uma diferença nos números entre os dois sistemas. 

Vacinação em Teresina 

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), segue realizando drives-thru e agendamentos para a aplicação das segundas doses dos imunizantes disponíveis contra a Covid.  

Hoje (08), pessoas com a segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac marcada até o dia 14 de novembro ou que estão com essa dose em atraso, podem se dirigir a quatro pontos de drive, no horário de 14h as 17h.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments