domingo, julho 3O Piauí se conecta aqui!

Passaporte da vacina passa a ser obrigatório no Piauí a partir desta sexta-feira

O governo do Piauí publicou nesta quinta-feira (02) um novo decreto que estabelece os locais onde deverá ser exigido o passaporte de vacinação, que comprove a imunização com as duas doses das vacinas contra a Covid-19 ou a dose única da vacina Jansen. De acordo com o texto, a comprovação deverá ser apresentada a partir de hoje (03), obrigatoriamente, para o ingresso em locais como:

  • Boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral (esportivos, sociais, culturais e artísticos realizados em ambientes abertos ou fechados);
  • Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas; 
  • Estádios e ginásios esportivos; 
  • Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil;
  • Museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
  • Conferências, convenções e feiras comerciais;

De acordo com o texto do decreto, a comprovação é obrigatória para quem tem a partir de 12 anos de idade. “A vacinação a ser comprovada deve corresponder a, no mínimo, duas doses ou dose única das vacinas contra o SARS-CoV-2, de acordo com o cronograma instituído pelas Secretarias Municipais de Saúde em relação à idade do indivíduo, a partir de 12 anos de idade”, diz decreto. 

“Todos esses eventos, todos os locais de academia, todos os espaços, como teatros e cinemas, nós temos que apresentar o passaporte de vacina. É uma forma que a gente tem de garantir,ou, pelo menos, minimizar o risco de todos que estão coletivamente no ambiente. A partir da publicação do decreto, é obrigatória a apresentação do passaporte de vacina”, explicou a diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves. 

A obrigatoriedade do passaporte de vacina também valerá para a 70º Expoapi, que será iniciada no próximo domingo, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. A diretora da Vigilância Sanitária destacou o que o evento deverá seguir todos os protocolos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. 

“Na verdade, está sendo exigido o cumprimento de todo o protocolo 41, que é o protocolo de grandes eventos. A Expoapi tem uma área de uma extensão muito grande.  Nesse sentido ,a gente tem a obrigatoriedade de máscara em todo o espaço da Expoapi. O evento está disponibilizando todas as condições de álcool em gel e acesso às pias para higienização das mãos”, destacou. 

Confira a íntegra do novo decreto

Confraternizações de fim de ano 

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, também reforçou as orientações para as famílias que vão se reunir para comemorar o Natal e o Ano Novo. Ela destaca que, mesmo no ambiente doméstico, é preciso manter os cuidados e os protocolos para evitar a contaminação pela covid-19. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments