sábado, maio 28O Piauí se conecta aqui!

Número de visitas ao Zoobotânico nos finais de semana triplicou com a PPP

Desde que iniciou a gestão do Zoobotânico através de uma parceria público privada no começo deste ano, a concessionária Bioparque Zoobotânico está efetuando medidas emergenciais que já transformaram a realidade do equipamento e teve reflexos na visitação do local. A primeira ação da nova administração foi garantir mais conforto para os 451 animais, redistribuindo-os em recintos maiores e mais adequados, com manutenção e limpeza constante e enfoque na mudança de cultura no trato com o animal. O cardápio dos bichos foi totalmente reformulado com uma zootecnista, com foco na alimentação balanceada com diferentes fontes de nutrientes.

Visando a educação ambiental, um dos pilares do Bioparque, foram preparados materiais informativos que ficam disponíveis no equipamento, explicando por exemplo sobre a alimentação dos animais, o que devem comer e quando, para se manterem saudáveis. Há guias no parque para orientação dos visitantes, controle de movimentação e presença da polícia ambiental, reduzindo atos de vandalismo no parque. A ideia é que o parque seja mais inclusivo, com novos ambientes para os animais, passeios integrados ao rio e esportes ao ar livre, a partir do conceito de educação ambiental e lazer sustentável voltado para toda a família.

Em parceria com a Águas de Teresina, a nova gestão iniciou o tratamento para melhora da qualidade da água no parque. Foi feita limpeza das vias, com recolhimento de lixo mais pesado, e solucionado problemas de energia, além da realização de pequenas intervenções estruturais. As trilhas estão limpas e recuperadas, e foi feito roço das principais áreas, reduzindo a vegetação excessiva nas passarelas varridas, o que diminui a incidência de animais peçonhentos.

“A gente já começa a ver algumas mudanças no nosso Zoobotânico. Estamos apenas começando, teremos um ano de obra intensiva para ver os resultados acontecerem da forma como a gente espera, mas o parque já está mais limpo, mais organizado. Aos poucos veremos uma mudança mais radical acontecer lá dentro, sempre pensando na integração entre homem e natureza. O objetivo é que seja um parque para todos: idoso, criança, adulto, deficientes, e também que vai respeitar a natureza”, comenta a superintendente do Programa de PPP Piauí, Viviane Moura.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments