domingo, dezembro 5O Piauí se conecta aqui!

#MeninasOcupam: Jovem de 18 anos é secretária de Comunicação por um dia em Teresina

Maria Eduarda, de 18 anos, realizou a ocupação simbólica na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) nesta quarta-feira (27). A jovem fez parte da campanha “Meninas Ocupam”, uma realização da ONG Plan International, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A campanha acontece mundialmente, em torno de 70 países, e na capital vai acontecer durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia da Menina.

Na sua manhã como secretária simbólica, Maria Eduarda conheceu o secretário Lucas Pereira e a chefe de jornalismo, Cintia Lucas. Na sede da Semcom, a jovem conheceu de perto as atividades desenvolvidas pela pasta e entendeu como a comunicação municipal é desenvolvida pelos servidores.

Ainda durante a visita, Maria Eduarda, que é uma jovem da comunidade rural, sugeriu propostas que pudessem incluir educação digital para meninas e meninos em Teresina. Além disso, Maria deu enfoque à campanha “Meninas Contra as Fake News”, desenvolvidas pela ONG Plan, que visa engajar meninas contra a desinformação na internet.

O secretário Lucas destacou a importância do município em abraçar a causa, uma vez que os órgãos públicos e as pessoas estão diariamente recebendo fake news através de suas redes sociais e as plataformas digitais. “É de grande importância que projetos como esse existam para melhorar cada vez mais a nossa comunicação”, pontua o secretário. “A Prefeitura de Teresina apoia essa causa e se engaja por uma capital cada vez mais livre de fake news e segura para todas”, finaliza.

A Secretária da SMPM, Karla Berger, destacou a importância dos projetos de educação para as meninas. Segundo ela, é a partir da geração de crianças e suas demandas que se pode fortalecer as demandas de forma articulada com outros setores. “Cuidar das nossas meninas é uma tarefa de várias gestões, afinal, somos uma gestão integrada”, complementa.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária e de desenvolvimento não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. A pobreza, violência, exclusão e discriminação ainda são problemas sociais que mais afetam no mundo, por isso, a ONG atual para proteger os direitos de meninas em situação vulnerável.

A ONG chegou ao Brasil em 1997 e, desde então, vem se dedicando a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments