terça-feira, setembro 21O Piauí se conecta aqui!

Lagoas do Norte vai construir ligações intradomiciliares de esgoto em 1.400 casas de famílias de baixa renda

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que atende, o Programa Lagoas do Norte contratou uma empresa para executar obras de ligações intradomiciliares de esgotamento sanitário. Serão beneficiadas 1.400 famílias moradoras dos bairros São Joaquim e Matadouro. Ao todo, o contrato prevê investimento de cerca de R$ 1,152 milhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal.

As obras iniciarão em agosto. Serão beneficiadas aquelas famílias inseridas no CadÚnico – Cadastro Único Para Programas Sociais do governo federal, que mapeia cidadãos de baixa renda e os cadastra em programas de assistência social. Em Teresina, esse cadastro é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O Núcleo de Educação Ambiental e a equipe de assistentes sociais do Lagoas do Norte entrará em contato com as famílias para a verificação da situação dos imóveis.

Esta obra consiste em fazer a ligação do esgoto do imóvel à rede instalada na rua. Segundo o engenheiro Tarcysio Ferreira, do PLN, “essas ligações domiciliares internas compreendem o trecho situado entre a caixa de inspeção no passeio, já instalada, e a conexão com a tubulação de esgoto localizada dentro do terreno do imóvel, mais precisamente a tubulação que descarrega na fossa séptica”.

Ele explica ainda que essa ligação permite que todo o esgoto produzido dentro dos imóveis seja jogado diretamente na rede pública de coleta. Então, esse esgoto segue para tratamento nas estações, contribuindo para que a sujeira não vá parar no leito dos rios e lagoas.

O Lagoas do Norte vem trabalhando, ao longo do tempo, para ampliar o acesso da população ao saneamento básico. No bairro Matadouro, por exemplo, o programa construiu, ainda na primeira fase, 3,4km de rede de esgoto

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina