quinta-feira, outubro 21O Piauí se conecta aqui!

Incêndios na zona Rural ameaça casas em Curimatá e dificulta tráfego na PI-255

Um incêndio que já dura pelo menos uma semana na região de Avelino Lopes, no Sul do Piauí, chegou ao município de Curimatá nesta segunda-feira (20) e ameaça casas e propriedades na zona Rural. As chamas estão concentradas ao longo da PI-255, a 27km da sede de Curimatá.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o fogo devastando a vegetação seca ao lado da rodovia.

“Me ligaram pedindo socorro por conta desse incêndio que está na estrada vindo de Avelino a Curimatá. O pânico é devido a região ter muito gado. São muitos animais”, disse o prefeito de Curimatá, Valdecir Rodrigues Junior.

Segundo o prefeito, o fogo está concentrado no povoado Lagoas, que fica no limite com o município de Avelino Lopes. Equipes do Prevfogo já estão na mata tentando debelar as chamas.

“Eu pedi ao nosso secretário de Meio Ambiente para ir ao local saber da proporção. O incêndio acontece a 27km da sede de Curimatá. Esse fogo vem queimando há uma semana e já está no território de Curimatá. Estava sendo controlado, mas entrou em Curimatá com mais intensidade”, relata o prefeito.

A PI-255, que liga Curimatá a Avelino Lopes, está interditada por conta das chamas e da forte cortina de fumaça.

“Uma equipe brigadista com 7 homens está entrando na mata e só sairá à noite. Estamos tentando mais gente para debelar esse fogo. É uma região com mata ainda verde, tem gado, tem propriedades. O fogo pode também seguir no sentido de Júlio Borges. O fogo está dos dois lados da rodovia, inclusive ninguém passa”, afirmou o gestor.

O Piauí tem registrado aumento significativo em queimadas.  O Programa de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que nos primeiros 20 dias de setembro o Estado registrou 3.949 focos de incêndio. O número é maior que a soma de todas queimadas registradas no mesmo período de janeiro a agosto. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments