domingo, dezembro 5O Piauí se conecta aqui!

Fotos de tubarão pescado em alto mar viralizam na rede social

As imagens de um tubarão, que viralizaram na rede social, é resultado de uma pesca em alto mar.  As fotos foram tiradas na praia do Coqueiro, em Luis Correia, litoral do estado. Circulou informação que o animal estaria ferido e encalhado na beira do mar. 

O Cidadeverde.com conversou com o professor Cezar Fernandes, engenheiro de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), e ele informou que o tubarão foi capturado por pescadores na região durante uma prática comum de pesca. 

“Trata-se de um tubarão tigre. É uma espécie oceânica, mas que ocasionalmente se aproxima da costa para se alimentar de peixes e acaba sendo pescado pelas pescarias tradicionais de linha e anzol e redes de emalhe”, esclareceu o professor. 

As imagens que foram compartilhadas são do momento em que os pescadores retiraram o tubarão da embarcação para transportá-lo, segundo informou o professor Cezar Fernandes. 

“Nesse momento, tiraram uma foto e compartilharam e acabaram dando a entender outra coisa. Nenhum banhista correu perigo. Ele foi capturado em alto mar”, acrescentou o professor. 

O engenheiro UFDPAR esclareceu ainda que é comum na região os pescadores capturarem tubarões dessa espécie e que não há ilegalidade no ato. 

“Já tem registro de ocorrências na região. Os tubarões de uma certa maneira estão na sua grande maioria incluídos em espécies ameaçadas de extinção. Existe um programa mundial de proteção contra a pesca de tubarões para preservação das espécies. Mas no Brasil, para este tipo de pesca artesanal não existe um trabalho específico de fiscalização e orientação, apenas para algumas espécies da pesca industrial”, completou o professor. 

Não dá para precisar o tamanho ou peso do tubarão que está na foto. Mas, segundo o Professor Cezar Fernandes, essa espécie tem o comprimento comum de 500 cm e pode chegar até 750 cm. Além disso, vive em uma profundidade de 140 m.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments