sábado, maio 28O Piauí se conecta aqui!

Escola faz acolhimento para estudantes em início de nova etapa escolar

O momento de transição para o ensino Médio, enquanto nova etapa escolar é marcante para muitos estudantes. Para facilitar esta fase adaptativa, somada ao contexto de mudanças provocada pela Covid-19, a Unidade Escolar Antônio Demori Soares, localizada no município de Buriti dos Montes, a 250 quilômetros de Teresina, realizou, na segunda-feira (21), atividade de acolhimento em razão do início do semestre letivo.

A aula foi planejada como espaço para acolhimento, orientação quanto ao funcionamento da escola, a resolução das principais dúvidas e a entrega do Manual do Estudante, principalmente àqueles que iniciam a 1ª série do ensino Médio neste semestre. O encontro contou com a participação da gestão pedagógica, dos professores, dos pais e dos responsáveis.

Segundo a gestora da escola, Jakeline Marinho, o Manual do Estudante foi idealizado com orientações quanto ao horário das aulas, os protocolos higienicossanitários e, do ponto de vista pedagógico, foram informados sobre as disciplinas eletivas, do projeto de vida e do que mudou com o novo ensino Médio.

“O objetivo neste momento era chamar as turmas para fazer a ambientação dos espaços, para conhecerem a escola, falar sobre o novo ensino Médio e a proposta que eles irão participar neste ano, pois estão na turma de 1ª série do ensino Médio. Buscamos contemplar estas informações no Manual do Estudante referente ao funcionamento, à frequência e à importância de usar a carteirinha do Mobieduca.me, além dos protocolos higienicossanitários. Há informações no manual, das obrigatoriedades do uso de máscara e ficou combinado neste encontro”, informou a gestora.

O planejamento para o retorno presencial da escola envolveu adaptações na infraestrutura, como a instalação de lavatórios, dispensadores de álcool em gel nos corredores, marcação no piso e de carteiras das salas quanto ao distanciamento indicado. A unidade atenderá os 334 estudantes matriculados nos três turnos com turmas para o ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes participaram da visita aos espaços escolares acompanhados pelos professores e conheceram as dependências como biblioteca, laboratório de informática, sala de acolhimento, sala de projeto de vida e o laboratório de ciências.

“Eles conheceram todos os espaços e o laboratório de ciências que é uma exigência da nova grade e para nós é uma conquista. Eles fizeram o passeio e demonstraram um encantamento muito grande pela escola e a expectativa pelo retorno presencial”, declarou a diretora Jakeline.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu ), informou que o início do semestre letivo é oportuno para as escolas realizarem a acolhida dos estudantes e os informes pedagógicos.

“Neste período, as escolas estão realizando acolhimento socioemocional e pedagógico inclusivo para os estudantes que estão iniciando o ensino Médio na rede estadual. Portanto, este momento de adaptação e alinhamento de ações que as escolas estão construindo é necessário para que, a partir do dia 3 de março, o semestre inicie de forma presencial, sendo adaptado à realidade de cada município diante das medidas sanitárias em razão da Covid-19”, pontuou a gestora da Unea.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments