sexta-feira, novembro 15News That Matters
Shadow

Casa da Mulher Brasileira fortalece luta contra violência de gênero em Teresina

O Governo do Piauí e o Ministério das Mulheres inauguraram, nesta sexta-feira (8), a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina. O complexo oferece atendimento integral à mulher vítima de violência, reunindo os mais diversos órgãos da rede de proteção em um único lugar. 

A Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica, do Ministério das Mulheres, Denise Motta, representou a ministra Cida Gonçalves. A capital piauiense é a nona cidade brasileira contemplada pelo Governo Lula com a CMB, um feito destacado na solenidade. Outras cidades do Piauí, a exemplo de Parnaíba, serão contempladas com a Casa da Mulher.

A mulher vai ter um serviço integrado com vários órgãos, inclusive orientando e qualificando as mulheres, dar autonomia econômica para que elas possam sair do ciclo de violência e continuarem vivas” avaliou Zenaide Lustosa, secretária da Mulher.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina oferecerá assistência a mulheres vítimas de violência, em uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

A ministra da Mulher, Cida Gonçalves e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanharam remotamente a cerimônia de entrega da Casa. “Daqui de Brasília, do Planalto Central, mando meu abraço e do Presidente Lula para todas as mulheres que estão aí hoje. Tenho certeza que este vai ser um equipamento muito importante, e vai contribuir para que mulheres sejam atendidas com os diferentes serviços oferecidos pela Casa da Mulher”, disse Janja da Silva.

O investimento do Governo Federal para a construção da unidade foi de R$ 5,5 milhões. A prefeitura de Teresina ofertou o terreno. Cida Gonçalves destacou a representatividade do número de atendimentos alcançado pela CMB no país. “200 mil mulheres foram atendidas em 2023 com este serviço. Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar a violência”, disse a Ministra da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *