Teresinense Digital ganha novas funcionalidades

A partir de agora, quem mora em Teresina já pode usar a internet para fazer a solicitação de poda de árvores, limpeza de espaços públicos e acompanhar o dia e hora que o caminhão da coleta de lixo vai passar na porta de suas casas. Essas são algumas das novas funcionalidades inseridas no aplicativo Teresinense Digital, lançado pela Prefeitura de Teresina. A nova versão vem com novos serviços digitais para facilitar a vida do cidadão, que pode solicitar serviços sem precisar sair de casa. Até agora, mais de 1800 teresinenses já baixaram o aplicativo em seus aparelhos celulares.

Também é possivel solicitar a limpeza de fossa, de galerias e de áreas verdes. Tudo isso com poucos cliques, sem precisar se deslocar às Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), locais onde normalmente eram feitas estas solicitações. “O cidadão vai acompanhar despacho por despacho, o passo a passo do andamento da sua solicitação”, afirmou Eduardo Aguiar, presidente da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina.

A rota do caminhão de coleta de lixo, por exemplo, será disponibilizada por meio de um sistema de rastreamento inserido na plataforma. “Isso é possível através de georeferenciamento, O cidadão vai clicar em um botão e ter todas as informações”, explicou Eduardo.

O Teresinense Digital também vai disponibilizar o mapa com todos os órgãos da Prefeitura de Teresina. Inicialmente estão as unidades de saúde. “O cidadão clica em um botão e ele saberá qual a unidade de saúde mais próxima de onde ele está. Inicialmente, nós estamos colocando as unidades de saúde, mas já estamos fazendo um levantamento de todas as unidades da Prefeitura de Teresina, para também colocar nesta funcionalidade”, disse.

O aplicativo havia sido lançado inicialmente oferecendo o serviço de recursos de infração de trânsito, que permanece disponível. “O cidadão pode recorrer da sua infração sem precisar se deslocar à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). Ele também tem acesso a todas as informações, como imagens em alta resolução, o prazo para abrir o recurso. Esse processo também pode ser acompanhado do início ao fim, com toda transparência”, lembrou.

Além do aplicativo, o cidadão também pode solicitar estes serviços pelo site da Prefeitura de Teresina (pmt.pi.gov.br), clicando no link do Teresinense Digital. “No site, o internauta tem disponível mais serviços do que no aplicativo”, observou Eduardo Aguiar.

Através do site da Prefeitura, por exemplo, é possível fazer a solicitação dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). “Os fornecedores já podem solicitar seus pagamentos pelo site da Prefeitura, para a Semdec, para a Prodater e para a Fundação Municipal de Saúde. Eles solicitam os pagamentos pelos seus serviços sem precisar se deslocar aos órgãos e também acompanham todo o processo”, explicou Eduardo Aguiar.

Também para a Semdec, os cidadãos podem solicitar apoio financeiro para evento, apoio estrutural e também solicitar o espaço da Ponte Estaiada para a realização de eventos. “É uma solicitação do prefeito Firmino Filho que a gente utilize a tecnologia para desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura. O mundo hoje, é digital e Teresina tem que ser igual”, finalizou.

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina