Strans discute trânsito e acessibilidade com a população

Temas como trânsito e acessibilidade para pedestres e ciclistas foram discutidos na última terça-feira (10), durante o segundo dia de consultas públicas, realizado na sala 205 do Sebrae, Centro de Teresina. O debate aconteceu com a presença de entidades, líderes comunitários, estudantes e sindicatos, que deram sugestões para a construção do Plano Diretor de Mobilidade Urbana e Sustentável (PDMUS).

O Plano é o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte de Teresina pelos próximos 20 anos e está sendo coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Durante o debate sobre Trânsito e Sistema Viário, o representante do Sindicato dos Transportes de Cargas e Logística do Piauí (Sindicapi), Humberto Lopes, trouxe contribuições acerca do estacionamento no Centro da capital. “Precisamos pensar em uma estratégia para os estacionamentos no Centro da capital e uma logística de horários para carga e descarga de mercadorias”, disse o participante.

Ainda pela manhã, a professora Fabíola Lemos trouxe contribuições acerca do estacionamento de veículos em calçadas e sugeriu mais fiscalização para a construção do novo Plano. “Espaços para debates como esse são de extrema importância para construirmos uma cidade mais acessível e que respeite as leis de trânsito”, completou a professora.

Ascom/Strans

No turno da tarde, a temática abordada foi Transporte Ativo, que engloba os direitos de pedestres e ciclistas. O arquiteto e urbanista, Luan Rusvell, é membro da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e trouxe colaborações a respeito da implantação de ciclovias. “A implantação de ciclovias deve ser bem planejada, o espaço destinado aos ciclistas deve transmitir segurança, com uma separação física que proteja o ciclista dos demais veículos”, sugeriu Luan.

O assessor técnico da Strans, Ricardo Freitas, definiu como produtivo o debate da terça-feira. “Na consulta pública diversos setores da população como secretarias, órgãos, gestores, grupos e associações estão contribuindo para a formação do diagnóstico do Plano, manifestando suas dificuldades e contribuições. Os resultados estão sendo positivos”, considerou o assessor.

As consultas públicas continuam nesta quarta-feira (11), na sala 205 do Sebrae, pela manhã, das 9h às 12h, os debates serão acerca do Transporte Rural, intermunicipal e interestadual. À tarde, das 14h às 17h, a temática será Sustentabilidade (econômica, ambiental e social).

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina