Organizadores esperam receber 500 mil pessoas mesmo com tempo ruim no Rio no fim de semana. Nove trios elétricos e dezenas de atrações artísticas e culturais desfilam no bairro na 24ª edição do evento.
Orgulho LGBTQI+ desfila alegria por Copacabana e protesta contra o ódio
Sob chuva fina e constante, os participantes da 24ª Parada do Orgulho LGBTI ocuparam a Praia de Copacabana neste domingo (22).
A concentração para o evento começou por volta das 11h, na altura do Posto 5 da Av. Atlântica e o desfile começou às 14h30 com previsão de término no final da tarde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/w/g/8tHgirTvySBA6qGwynWQ/whatsapp-image-2019-09-22-at-12.05.26.jpeg)
Mesmo sob chuva, faixa com as cores do arco-íris é estendida sobre a Avenida Atlântica, em Copacabana, para a 24ª edição da Parada LGBTI — Foto: Matheus Rodrigues/G1
O tema desse ano será “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre” e fará referência aos 40 anos do movimento LGBTI no Brasil.
Os organizadores esperam receber 500 mil pessoas. No total, serão nove trios elétricos e dezenas de atrações artísticas e culturais.
Os participantes ressaltam que o movimento neste é de festa, mas também de luta.
Chuva não desamina público que vai à Copacabana acompanhar a 24ª Parada LGBTI do Rio — Foto: Matheus Rodrigues/G1
Tentativa de censura, na Bienal do Rio, a livro com beijo entre dois personagens masculinos em série da Marvel foi lembrada em faixa exibida na Parada LGBTI — Foto: Bárbara Carvalho/GloboNews
Vereadora Marielle Franco é homenageada durante a 24ª Parada do Orgulho LGBTI, em Copacabana — Foto: Bárbara Carvalho/GloboNews
A Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito para o evento de Copacabana. Já a partir da noite desta sexta-feira (20), o estacionamento de veículos estará proibido em vários pontos do bairro.
Desde sábado a pista da Av. Atlântica junto à praia, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos, está interditada. Apenas os trios e caminhões que participam do evento estão liberados para circular.
Já a pista da Av. Atlântica próxima aos prédios, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Prado Jr, serão fechadas ao tráfego de veículos neste domingo (22), a partir das 14h. Apenas moradores da região terão autorização para passar pela via de carro.
A liberação do tráfego em toda extensão da Av. Atlântica só acontecerá após o evento, às 20h.
Fonte: G1