Piauí faz monitoramento por GPS para intensificar isolamento social

Ficar em casa tem sido o meio mais eficaz para combater a proliferação da Covid-19 e para manter a população em suas residências e evitar aglomerações, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), sob a coordenação do major Gustavo Campelo, em parceria com ATI que firmou contrato com a startup Inloco, está fazendo o monitoramento da população no Estado por meio de geolocalização.

Como resultado deste trabalho, conforme relatório diário divulgado nesta quinta-feira (9), às 8h, o isolamento social no Piauí chega a 53,6%, ficando atrás do Distrito Federal (60,3%), Goiás (59,1%), Amazonas (58,2%), Rio de Janeiro (57,1%), Ceará (55,9%), Pernambuco (55,4%), Maranhão (55,4) e Amapá (55,0%).

Das cidades do Piauí, Santo Antônio dos Milagres é líder do ranking em isolamento social com 84,40%, seguido de Jardim do Mulato (81,60%), Coivaras (81,50%), Caldeirão Grande do `Piauí (78,60) e Lagoinha do Piauí (78,40). Já Betânia do Piauí ocupa a última posição com 28,30%. A capital, Teresina, registrou 53,30% de isolamento social.

Major Gustavo informa que a startup Inloco tem mais de 60 milhões de localizações anônimas de aparelhos smartphones e no Piauí são 498 mil smartphones. O monitoramento leva em conta o local em que o aparelho fica no mesmo ambiente de 22h às 7 da manhã. “Presume-se que este é o tempo que a pessoa fica em casa e caso haja deslocamento acima de 450 metros, a pessoa está em movimentação, saiu da área residencial”, explica, enfatizando que é respeitada a privacidade da pessoa.

O sistema permite saber se a pessoa está fora de sua casa, caso ela se afaste por mais de 450 metros. “A plataforma identifica quem está fora do raio de 450 metros do ponto de residência. Essas informações são trabalhadas em nível estratégico e quando evoluir para a detecção de aglomerações serão também utilizadas em nível operacional”, disse major Gustavo, afirmando que o Piauí trabalha com esta plataforma e diariamente é emitido um ranking da porcentagem de isolamento social em cada município do estado.

Fonte: Ccom Governo do Piauí