Parnaíba ganha leitos exclusivos para atender pacientes de Covid-19

Por conta da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou mudanças no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O setor de obstetrícia do hospital foi remanejado para a Maternidade Marques Bastos (SPMIP), permanecendo lá pelos próximos 90 dias. O objetivo da transferência foi disponibilizar leitos do HEDA para o enfrentamento do Covid-19 na região da planície litorânea e região dos Cocais.

Com a transferência, o Centro de Parto Normal (CPN) do HEDA foi ocupado nessa sexta-feira (1º) com leitos para avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com coronavírus. São 10 leitos de UTI adulto e 5 leitos de UTI pediátrica; além de 38 leitos clínicos de média complexidade. No local, também foi instalado um centro de convivência para os funcionários e setor de triagem.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 do dia 30 de abril, em Parnaíba foram registrados 26 casos confirmados do coronavírus e 3 óbitos. Segundo o diretor do HEDA, Manoel Júnior, a mudança vai permitir um melhor atendimento à população da região. “ Estamos melhorando a estrutura e nos adequando para enfrentar essa pandemia”, afirma o diretor.

Fonte: Ccom Governo do Piauí