Hemopi realiza coleta de sangue na Ponte Estaiada durante três dias

Com o sucesso da primeira ação, realizada no fim de junho, quando foram coletadas 227 bolsas de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai promover uma nova campanha de doação de sangue no Complexo Turístico da Ponte Estaiada João Isidoro França, em Teresina. A unidade móvel do Hemopi estará disponível como posto de coleta nos dias 8, 9 e 10 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 16h30.

“Nossa equipe estará preparada para receber os candidatos à doação. Todas as medidas de segurança foram tomadas para garantir a melhor experiência a quem procurar nossa unidade móvel para doar nesses três dias. Na ação realizada no fim de junho tivemos um resultado muito positivo e percebemos que era possível repetir”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

A unidade móvel do Hemopi tem toda a estrutura de um hemocentro, mas em um formato diferenciado. “Escolhemos a Ponte Estaiada por ser um local de fácil acesso, com espaço aberto, onde o doador pode, inclusive, aguardar a sua vez de entrar na unidade móvel dentro do seu veículo, se assim desejar. Também montamos uma estrutura para evitar aglomerações e seguir todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde para ações como esta”, diz o diretor.

Por conta da pandemia, as doações no Hemopi tiveram uma redução de quase 50%. O diretor do hemocentro ressalta que, mesmo com a suspensão dos procedimentos eletivos, a demanda por sangue é constante. “Todos os dias precisamos ter um estoque para atender as demandas que não pararam por conta da pandemia. Procedimentos de urgência, emergência, pacientes com câncer e outras doenças precisam de sangue. O Hemopi presta um serviço essencial dentro do sistema de saúde”, destaca Jurandir Martins.

Os candidatos à doação de sangue precisam estar atentos aos requisitos básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para doar;
• Pesar acima de 50kg;
• Estar alimentado, saudável e sem sintomas de gripe ou resfriado;
• Apresentar documento oficial com foto;

Fonte: Ccom Governo do Piauí