Governo do Estado fará nova pesquisa com testes rápidos da Covid-19

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) darão prosseguimento à pesquisa com testes rápidos para estimar os casos de Covid-19 no Piauí. Os dados auxiliam na redução da subnotificação da doença. Essa fase do estudo será iniciada de na quarta-feira (6), em 15 cidades do estado, e seguirá até o dia 9.

O estudo, que vai fazer um levantamento mais transparente sobre os casos de Covid-19 no estado, é domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar um teste rápido nos locais selecionados.

Os pesquisadores do instituto estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do Amostragem, além de usarem álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), luvas e máscaras. Cada pesquisador contará com um profissional de saúde, destinado pela Sesapi, responsável por realizar os testes rápidos nos moradores, que ficam prontos em 15 minutos.

De acordo com o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, a pesquisa possibilita o planejamento das políticas em relação à pandemia no Piauí. “Essa pesquisa é de extrema importância, pois estima a taxa de infecção do coronavírus no estado e essa estimativa irá pautar todas as políticas do governo, bem com a tomada de decisão quanto ao isolamento social, além do planejamento quanto à criação de leitos clínicos e de UTI”, afirmou o estatístico.

Os municípios pesquisados serão Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, Valença, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Corrente, Coivaras, São Gonçalo do Gurgueia, Fronteiras e Pimenteiras.

No dia 30 de abril, o instituto apresentou os primeiros resultados colhidos na primeira pesquisa realizada com mais de quatro mil pessoas em 14 municípios do Piauí. Das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, isso significa uma taxa de infeção de 0,1156%. De acordo a pesquisa, a estimativa é de que 3.783 estejam infectadas com a Covid-19 no estado.

Fonte: Ccom Governo do Piauí