Galeria do Club dos Diários recebe XVI Salão de Arte Santeira do Piauí

O talento de 17 artesãos piauienses está presente nas peças expostas no XVI Salão de Arte Santeira do Piauí, aberto nessa terça-feira (10), na Galeria de Arte Nonato Oliveira, no Club dos Diários. A exposição segue aberta ao público até o dia 6 de janeiro, das 16h às 22h. O evento faz parte da programação do Natal de Sonho e Luz, que reúne vasta programação no Centro de Teresina, até o dia 18 de dezembro.

Durante a abertura do salão, foram premiados os melhores trabalhos, avaliados por uma comissão julgadora, formada por admiradores e colecionadores da arte. Foram três categorias: escultura, entalhe e modelagem. Na categoria escultura quem ficou com o primeiro lugar foi o artesão Ariosvaldo Torres (Ari); na categoria entalhe foi o artesão Josias; e na categoria modelagem, quem ficou com o prêmio foi Jean Pimentel.

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo; a vice-governadora Regina Sousa; o coordenador Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães; e o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa, estavam presentes na solenidade de abertura do salão, além do superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Uysses Moraes, e do presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), Sávio Normando.

“A partir de 2020 vamos tornar esse salão nacional. Precisamos valorizar cada homem e cada mulher que produz nosso artesanato. Temos admiradores dentro e fora do estado e do país que colecionam as obras dos nossos artesãos”, afirma o coordenador da Sudarpi, Jordão Costa.

O coordenador nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fabrício Magalhães, reforçou a novidade e garantiu todo o apoio para o evento. “Parabéns a todos os artesãos. Próximo ano queremos trazer para o Piauí peças de todo o Brasil. O artesanato brasileiro está à disposição de vocês”, afirmou o gestor.

O secretário Fábio Novo aproveitou o momento para lembrar da revitalização dos espaços culturais do Centro de Teresina, entre eles, a galeria do Club dos Diários, restaurada em 2016, e para convidar o público para o Natal de Sonho e Luz, cuja programação cultural segue até o dia 18 de dezembro.

“A programação começa com o mapping na fachada da Igreja São Benedito. Vamos ajudar na recuperação da igreja e no próximo ano ela estará ainda mais bonita. Na avenida Antonino Freire, restauramos e iluminamos as fachadas dos casarões. Nas janelas do Theatro 4 de Setembro é possível se encantar com a apresentação do coral da Escola de Música Dona Gal. Temos uma programação diversificada e aberta ao público. Participem”, diz Novo.

A programação do Natal de Sonho e Luz é iniciada, diariamente, a partir das 18h30 e segue até as 20h30, com apresentações culturais no Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II e na Central de Artesanato Mestre Dezinho.

Fonte: Ccom Governo do Piauí