Cooperativa do Sul do País planeja investir em arroz orgânico no Piauí

Representantes da Central Cooperativa do Sul, que produz e exporta arroz orgânico para vários estados do Brasil e também outros países, estiveram reunidos com o governador Wellington Dias neste sábado (21), em São Paulo, para falar sobre o interesse em investirem no Piauí.

Integrantes da Central constaram, em visita ao Piauí, que as regiões com melhores condições para a produção de arroz orgânico são Parnaíba e Buriti dos Lopes, no norte do Estado, e Ribeiro Gonçalves, no sul.  “Na região norte, que há a tradição da produção do arroz tradicional por pequenos e médios produtores, e tem experiência com produção de alimento orgânico, como a acerola e outras frutas”, afirmou o governador. No próximo ano, uma agenda de trabalho vai detalhar melhor o projeto.

Segundo Milton Fornaziere, um dos líderes desta experiência, “a demanda é bem maior do que a produção e há poucas áreas para produção nova mesmo no Brasil, para cumprir todas as exigências”. Além do Piauí, outro estado que também possuiu características adequadas é a Bahia.

“Priorizamos a agricultura familiar e temos muitos assentamentos com áreas e adequadas para plantação de arroz orgânico. Como a Central Cooperativa é mais direcionada para agricultores familiares, possuímos essa vantagem”, afirmou Wellington Dias. O governador citou ainda experiências já existentes no Piauí, inspirada na Madregon da Espanha, com uso de tecnologias modernas.

O uso de arroz orgânico começou em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, apoiados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ( FAO), órgão da ONU para área de alimentos, e hoje chega a vários agricultores familiares do Brasil.

Fonte: Ccom Governo do Piauí